Sócio de Ricardo Tosto escreve livro sobre os efeitos da contabilidade internacional

Image result for RICARDO TOSTO
Ricardo Tosto

Como modo de transmitir toda sua expertise obtida ao longo dos anos de atuação na área de direito, Carlos Henrique Crosara Delgado, um dos sócios de Ricardo Tosto no escritório de advocacia Leite, Tosto e Barros, escreveu um livro intitulado “Contabilidade IFRS e IRPJ – Efeitos da nova contabilidade internacional sobre a tributação da renda”. A obra publicada pela editora Lumen Juris foi lançada no final do mês de outubro de 2017 na Livraria da Vila, em São Paulo.

A complexidade em que se enquadra do assunto abordado como núcleo principal do livro, é um tópico que desperta bastante interesse tanto para os preceitos nacionais como internacionais. Os “efeitos da nova contabilidade internacional sobre a tributação da renda” é o cerne de muitas indagações jurídicas e impactos econômicos.

Na publicação de 316 páginas do sócio de Ricardo Tosto é exibida, entre os desafios resultantes do modelo contábil International Financial Reporting Standards (IFRS) a serem enfrentados pelos profissionais atuantes no direito tributário, a importância da reestruturação do conteúdo, o alcance e a abrangência do fato gerador do imposto que incide sobre a renda. Para o autor, os novos alicerces da contabilidade são capazes de contribuir com uma identificação mais precisa da renda a ser tributada, o que resulta em uma tributação mais adequada, justa e respaldada.

Após se graduar em Direito pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP, Carlos Henrique Crosara Delgado optou por se especializar na área Tributária pela mesma instituição de ensino. Em seu histórico acadêmico também constam o mestrado em Direito Tributário feito na Universidade de São Paulo e a titularidade do Certificate in Business Administration (CBA) obtido no Ibmec/Insper.

Apesar de já ter atuado em diferentes campos jurídicos, inclusive exercendo o cargo de gerente substituto no setor jurídico de uma multinacional, o sócio do escritório de Ricardo Tosto, exerce sua profissão principalmente nos campos tributário e contencioso. Como parte integrante da equipe do Leite, Tosto e Barros, o advogado cooperou com o desenvolvimento de recursos administrativos e defesas que compreendiam importantes autuações de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) contra algumas empresas pertencentes a um importante grupo sucroalcooleiro.

Em seu quadro de funcionários, entre estrutura Back Office e advogados, o empreendimento advocatício Leite, Tosto e Barros possui mais de 300 colaboradores espalhados por suas sedes localizadas em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. No setor jurídico, o negócio conta com a participação de 37 membros e mais um consultor.

O escritório de Ricardo Tosto segue operando em esferas como Fusões e Aquisições, Civil, Tributário, Administrativo, Foreign Desks: China Desk, Eleitoral e Político, Comercial e Contratos, Família e Sucessões, Penal Empresarial, Arbitragem, Imobiliário, Concorrencial, Ambiental, Trabalhista e Previdenciário, Consumidor, Reestruturação de Dívidas e Créditos, Compliance, Infraestrutura e Regulatório, Societário e Bancário.

Ricardo Tosto, já foi classificado pela Latin Lawyer 250 como destaque entre os profissionais da área atuantes no Brasil. Nesta publicação que relaciona os melhores escritórios de direito localizados nos países da América Latina, Tosto foi listado como um dos principais advogados no departamento do Contencioso.