Metas, ações e planos são fatores para realizar os objetivos do Ano-novo

No começo do ano todo mundo tem os seus objetivos traçados. É lógico que todos querem ver as suas metas realizadas, mas o desejo e a força de vontade não são suficientes para de fato conseguir o que foi planejado, por isso é fundamental disciplina e esforço.

Dependendo do que se pretende alcançar, o tempo deve ser considerado para estar alinhado com as expectativas. Caso perder peso seja um alvo, seria importante definir em quanto tempo seria possível perder uma quantidade exata de quilos, e o que poderia ser feito para alcançar essa meta.

Se uma pessoa deseja aprender um idioma, será preciso definir a forma da aprendizagem, se será autodidata, aulas particulares, curso ou com algum amigo que domina o idioma estrangeiro.

É muito fácil elaborar as novas resoluções para o Ano-novo e mais fácil ainda é descumpri-las, então é preciso ser meticuloso com o planejamento e sempre que acontecer um imprevisto não permitir que ele se torne uma rotina.

Pesquisas afirmam que é mais fácil para o ser-humano recuperar uma habilidade que tinha do que desenvolvê-la. Então quem pretende voltar a correr terá mais facilidade do que alguém que não tinha o hábito de praticar corridas.

Quando duas pessoas estão envolvidas em um plano as chances de que eles sejam realizados são maiores. Isso acontece porque existe um sentimento de compensação pelo outro esforço, e gera uma motivação para que as ações de cada pessoa que tem uma meta em comum possam estar de acordo com as expectativas que foram combinadas pelas duas pessoas.

Comentar sobre as conquistas alcançadas é outro fator motivador para um objetivo e isso pode inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Os planos a longo prazo exigem maior espera, não é de um dia para outro que uma pessoa consegue economizar para comprar um apartamento ou uma casa, ou começar um investimento.

Ter em mente as recompensas do esforço é outro fator importante que impulsiona as ações. Saber que todo o trabalho vai gerar resultados satisfatórios estimula com o prosseguimento das atividades, pois nem sempre os resultados vêm de maneira rápida, o que irá exigir paciência.