Flávio Maluf, empresário, reporta sobre a tecnologia a favor de empreendedores

As plataformas digitais facilitam cada vez mais o início de empreendimentos. E esta afirmação se tornou ainda mais sólida após um amplo levantamento, onde a GoDaddy entrevistou sete mil empreendedores do mundo todo para pesquisar sobre as preferências por negócios online.

As facilidades encontradas nos meios digitais são apontadas como principal fator no aumento desta demanda. Para 80% dos empreendedores, a tecnologia simplificou os modelos de negócios sem que deixasse de repassar solidez.

O presidente da Eucatex, Flavio Maluf, reporta que várias gerações diferentes compreendem a tecnologia de maneira realista. 42% dos indivíduos da geração X (nascidos entre 1965 e 1984), e da geração Y (nascidos entre 1985 e 1999), dizem que a tecnologia modificou positivamente a economia, melhorando as possibilidades de empreendimento. Para 40% dos “Baby Boomers”, nascidos entre 1945 e 1965, esta afirmação também é válida.

Flavio Maluf noticia ainda que 70% dos entrevistados apontam as mídias sociais e os sites como uma excelente maneira de se relacionar com os clientes. Desta maneira, o uso da tecnologia é essencial para o novo cenário moderno de empreendedorismo.

A pesquisa da GoDaddy aponta fatos interessantes, como 12% do público que acredita que consolidação de seu negócio terá o auxílio da internet e 19% de empreendedores que já comercializam seus produtos em plataformas online.

Flavio Maluf cita a facilidade na criação de sites e as inúmeras ferramentas que facilitam o uso da tecnologia, como ponto crucial fazem com que a abertura de negócios seja algo prático, rápido e especialmente interessante com a alta demanda que pode ser facilmente segmentada.

Além da facilidade para o relacionamento com clientes, as plataformas na internet possibilitam recursos interessantes para a administração e monitoramento do público de maneira a antecipar possíveis necessidades. Soluções com aplicativos mobile proporcionam que as atividades sejam realizadas em qualquer hora e lugar, desde que se tenha acesso à internet.

Como resultado destes recursos práticos, 64% dos participantes que responderam à pesquisa preferem ter o controle de seu negócio. Este é um dado especialmente interessante, já que, quanto mais próximo do público, mais intimista torna-se a relação comercial e, consequentemente, mais possibilidades isto traz de fidelização. É um universo que traz muito mais ganhos.

Ainda esmiuçando um pouco mais este dado sobre gestão do próprio empreendimento, Flavio Maluf cita que 71% da geração Y tem esta preferência, contra 51% dos Baby Boomers. É uma clara evolução que tem a influência da tecnologia na rotina como principal indicação. Vale lembrar que a popularização da internet ocorreu às margens dos anos 2000, fase da forte curiosidade adolescente na geração Y.

Contudo, a familiaridade da moderna geração Y não deve ser motivo para afastar os mais veteranos das telas do computador. Os recursos para aprendizados são facilmente encontrados em vídeos tutoriais e ebooks. As maiores redes sociais, como o Facebook, oferecem cursos totalmente gratuitos que mostram passo a passo a facilidade de investimento em mídias nas plataformas. As possibilidades são muitas e demandam apenas interesse para que sejam aproveitadas.

Com todos estes pontos favoráveis, Flavio Maluf reporta que, aproveitando os bons recursos tecnológicos, os empreendedores estarão cada vez mais prontos para grandes conquistas – seja de qual geração forem.