Booktubers estimulam mercado literário

No meio virtual a indicação de livros é uma prática que vem atraindo o olhar das editoras. Os canais de recomendações de livros fazem os “booktubers” ganharem um público que espera encontrar boas indicações de leitura.

Não é apenas de indicações que os canais literários são feitos, o leitor passa a entender melhor os livros a partir de outro ponto vista e assim conhecer mais da literatura tanto clássica como atual. O estudo para o vestibular é outra razão para a audiência desses canais, além disso métodos de escrita e leitura são abordados nos vídeos.

Canais como o Tiny Little Things que ultrapassam mais de 200 mil inscritos chamam a atenção de editores e livrarias para parcerias, afinal de contas o público desses canais são potenciais compradores de livros. Quem está no comando do Tiny Little Things é a professora Tatiana Feltrin.

Para os amantes dos grandes clássicos da literatura o canal Ler Antes de Morrer é uma boa escolha, nesse ano o canal da jornalista Isabella Lubrano conseguiu mais de 100 mil inscritos. Desde 2014, Isabella está trabalhando em seu canal que lhe proporciona um rendimento financeiro, com isso ela pôde deixar o emprego de produtora da TV Gazeta.

A forma como a literatura é abordada para o leitor tem um tom mais leve, o que a torna mais fácil, mas isso não deixa de lado o poder que o jornalismo tradicional possui. Os canais que comentam os livros do YouTube no caso, apenas estão contribuindo para aumentar o número da nova geração de leitores e isso potencializa o modo de aproveitar o marketing que surge com os booktubers, o que pode aumentar e melhorar o mercado literário.

O canal Literature-se da estudante Mell Ferraz a incentivou a cursar uma faculdade na área para trabalhar no ramo. Tanto os livros clássicos como os autores menos conhecidos são abordados em seu canal. A booktuber tem uma seção de vídeos especial do livro Ulisses, de James Joyce, em que fala detalhadamente da história em 16 vídeos de uma maneira leve e atrativa para conquistar o interesse do seu público.