Prefeituras utilizam sistema e-governe para melhoria da gestão de documentos e informações

Funcionários lotados em diversos órgãos da prefeitura de Teresina, no Piauí, participaram de treinamento de instrução para uso do sistema e-governe. De acordo com o presidente da Prodater (Empresa Teresinense de Processamento de Dados), servidores da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Finanças e Fundação Municipal de Saúde estiveram presentes nos encontros, que visam o aperfeiçoamento do uso das ferramentas da plataforma.

O Instituto Curitiba de Informática (ICI) ficou responsável pela implantação do sistema. Segundo a prefeitura, o uso inicial dos novos recursos será voltado à gestão dos recursos humanos. Desta forma, o chefe do executivo municipal espera garantir um melhor atendimento ao público nos órgãos de sua responsabilidade.

De forma complementar, o prefeito da cidade ainda revela ser grande valia o completo funcionamento do sistema e-governe em diversos outros aspectos: promover uma maior agilidade no atendimento às reivindicações e solicitações da população, proporcionar maior agilidade na análise de críticas e sugestões, bem como a identificação de falhas de gestão e monitoramentos dos demais serviços oferecidos pelo município.

Prefeitura de Osasco utiliza sistema para emissão de notas fiscais

Utilizado desde 2009, o e-governe IIS surgiu a partir de um projeto que visava a informatização dos procedimentos de emissão das notas fiscais da cidade paulista. A plataforma permite que qualquer empresa inscrita no município execute, via internet, a emissão das notas fiscais, guias de pagamento ou, ainda, livros fiscais. Desta forma, fica garantida tanto a quem presta o serviço, como a quem o recebe, a possibilidade de emitir segundas vias do documento sempre que houver necessidade.

Como aderir ao programa de Nota Fiscal Eletrônica?

A adesão ao programa é realizada no Portal da Prefeitura de Osasco. O interessado deverá informar CPF ou CNPJ e criar um nome de usuário e senha. Será enviado ao e-mail cadastrado uma mensagem de confirmação. Após estes passos, o acesso ao sistema Nota Fiscal de Osasco será liberado, e o consumidor poderá visualizar todos os documentos cadastrados em seu CNPJ ou CPF, existindo a possibilidade de verificar saldos a receber. Para um maior controle sobre as próprias notas fiscais, o usuário poderá solicitar que sua via do documento seja enviada via e-mail, onde a opção de impressão estará liberada.

Vantagens do uso do e-governe

  • A emissão de qualquer nota fiscal poderá ser realizada em qualquer lugar e horário, desde que haja conexão com a internet. Impressões ou conferência de segundas vias também serão poderão ser efetuadas a qualquer momento;
  • Com o uso da nota fiscal eletrônica, fica dispensada o armazenamento de cópias físicas;
  • O caráter confidencial, bem como a veracidade das informações, é assegurado pela plataforma e-governe, evitando a perda de informações e/ou falsificações de documentos;
  • Toda e qualquer informação presente nas notas fiscais poderão ser validas no portal eletrônico da prefeitura a qualquer momento;
  • Como a nota fiscal será enviada ao tomador, fica dispensada a impressão imediata de uma cópia;
  • O sistema garante praticidade, no uso e no envio dos documentos, para as empresas que geram um grande número de notas fiscais.