O poder da leitura

Quando pequenos, aprendemos a ler. Começa com as vogais e evolui para as sílabas e logo a formação da palavra. Estamos rodeados de significados. A cadeira, o lápis, o caderno. Aprendemos que as coisas têm nomes e não são simplesmente nomes, são significados. Uma cadeira não é um lápis. Quando aprendemos a ler conseguimos entender todos os significados presentes no texto e mais ainda agregamos mais vocabulário ao repertório da vida. E aprender nunca é demais.

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil o número de leitores do país, em 2015, correspondia a 56% da população. Uma informação da pesquisa que preocupa muito a todos é saber que 30% das pessoas nunca comprou um único livro. O brasileiro lê apenas quatro livros por ano. A pesquisa foi realizada pelo Ibope a pedido do Instituto Pró-livro e ouviu mais de cinco mil pessoas, alfabetizadas ou não, esse número representa a 93% da população brasileira. O estudo mostra o panorama da leitura no Brasil. Confira abaixo três habilidades que a leitura oferece para aquele que lê:

Compreensão de mundo

Por meio da leitura podemos aprender muita coisa ao nosso redor, além de nos dar senso crítico para aquilo que vivenciamos. Descobrir sobre o universo, um autor novo da literatura, a vida de civilizações pré-históricas e outras culturas desperta em nós a criatividade e desenvolve a imaginação. Transforma o velho em novas possibilidades. Recria o antigo e expande o conhecimento. Podemos viajar através de um livro e compreendemos o mundo por ele. Lendo o mundo por intermédio de um livro podemos questionar a nossa realidade, e sermos críticos para mudar o mundo.

Fonte de lazer

É preciso de pouco para gostar de ler. Começando com um livro pequeno e aumentando gradualmente a prática podemos utilizar o hábito da leitura como prazer. Na internet encontramos muitas opções gratuitas de leitura. O ato de ler é um processo contínuo de transformação da alma, saímos diferentes depois de uma boa história. Decifrar o desconhecido lendo o mundo por meio de um livro é simplesmente gratificante. Os dados da pesquisa do Ibope são certos ao identificar que para quem lê a leitura é uma ótima fonte de lazer.

Agrega valor profissional

O mercado valoriza o profissional bem informado. O trabalho intelectual é um dos mais bem remunerados da nossa atualidade. Isso porque, aos 65 anos,um leitor acumulou muita experiência, vocabulário e conhecimento através do livro. A leitura é um apoio importantíssimo para o processo de aprendizagem em todas as idades. Segundo dados da pesquisa do Ibope existe uma relação direta no hábito da leitura com o hábito de estudar, pessoas que leem mais estudam mais. Por isso, caro leitor, leia um livro. Livros podem nos ajudar a chegar mais longe na vida profissional e sermos mais felizes.