MEC prorroga inscrição no Sisu

Em razão de falhas de acesso no sistema online, o Ministério da Educação alterou o prazo de participação para estudantes que tenham interesse no Sisu. Originalmente, as inscrições seriam até sexta-feira, dia 27. O prazo prorrogado será até dia 29, domingo, às 23h59. O Sistema de Seleção Unificada é utilizado para o ingresso em instituições públicas, como universidades e institutos, sejam eles federais ou estaduais.

Na reta final da inscrição, muitos candidatos tiveram dificuldades na plataforma do MEC. Após a constatação, os erros foram resolvidos no site. Caso algum estudante ainda enfrente problemas durante o processo, é possível entrar em contato com o ministério pelo telefone 0800 616161 ou no contato por email, [email protected]

O Sisu tem disponíveis 238.397 vagas distribuídas em 131 instituições públicas. Cada instituição define o cálculo para a seleção de alunos. Independente da nota de corte, não é permitida a participação de estudantes com nota zero n a redação do Enem.

De acordo com o site Último Segundo, em 2016, mais de 6,1 milhões de pessoas prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio. Desse total, 880 mil eram treineiros, ou seja, alunos que não concluíram os estudos, mas utilizaram a prova como forma de autoavaliação. Cerca de 140.294 participantes receberam nota zero na redação. Portanto, tais perfis não fazem parte da base de dados do Sisu. Mesmo assim, a concorrência é bem alta. Há ainda os estudantes que prestaram o Enem visando o Prouni, programa que concede bolsas de estudo em universidades privadas.

As notas de corte são lançadas no sistema uma vez ao dia, conforme o curso, considerando o parâmetro de cotas e a seleção universal. Enquanto as inscrições permanecem abertas, possível alterar o curso pretendido. O Ministério da Educação informa que as notas de corte são uma referência, calculadas com as notas dos estudantes que realizam a inscrição no mesmo curso e instituição. Elas são uma referência e podem mudar constantemente, conforme o cadastro de mais estudantes na mesma opção.

No dia 30, segunda feira, serão divulgados os resultados da seleção. A matrícula deve ser feita pelos aprovados de 3 a 7 de fevereiro. No caso de vagas remanescentes, outros candidatos serão chamados a partir do dia 16 de fevereiro.