Marcio Alaor do BMG, informa sobre evento para estimular as relações econômicas entre Brasil e Suécia

O presidente Michel Temer e o rei da Suécia, Carl Gustaf XVI, se reuniram recentemente em São Paulo para um encontro com o objetivo de reforçar os laços comerciais e as relações entre os dois países. O encontro aconteceu durante o Fórum de Líderes Brasil-Suécia, o qual reuniu cerca de cinquenta autoridades e empresários brasileiros e suecos no Palácio dos Bandeirantes, reporta o vice-presidente executivo do Banco BMG, Marcio Alaor.

Em seu discurso de encerramento, Michel Temer reforçou a existência de uma dinâmica importante na relação entre a Suécia e o Brasil, e também a “associação estratégica” que existe entre os países nos segmentos da aeronáutica e defesa. Como exemplo, ele citou a compra dos 36 aviões militares modelo Gripen NG da empresa sueca Saab feita pelo Brasil há alguns anos.

Segundo Temer, atualmente já atuam no mercado brasileiro mais de 200 empresas suecas, e o país espera que esse número continue aumentando nos próximos anos. Aproveitando o tema, ele citou que as perspectivas econômicas do país avançam para um período mais favorável e atrativo para os investimentos privados, informa o executivo do Banco BMG, Marcio Alaor.

A economia do Brasil teve uma retração de 3,8% no ano de 2015, o pior resultado em mais de 20 anos, e de 3,6% em 2016, tendo assim dois anos seguidos de queda no desempenho econômico, fato este que não acontecia desde os anos 1930. Também presente no evento, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin destacou a importância que o estado possui nas relações entre o Brasil e a Suécia, contribuindo para cerca de 40% dos laços comerciais que existem entre os dois países.

De acordo com o governador, em São Paulo as empresas suecas possuem um extenso apoio para que consigam desenvolver os seus produtos, através de uma tecnologia de ponta e do suporte governamental. Ressaltou ainda que, nesse momento em que o Brasil começa a se reabilitar economicamente, isso pode ser bastante vantajoso para ambos os países, noticia Marcio Alaor, executivo do Banco BMG.

Já a esposa do governador, Lu Alckmin, ficou encarregada de encontrar a rainha da Suécia e lhe apresentar algumas das principais ações sociais desenvolvidas pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, instituição que ela atua como presidente.

Ainda na agenda dos monarcas suecos em sua visita ao Brasil está uma participação no Fórum Global da Infância, juntamente com o presidente Michel Temer e a primeira dama Marcela Temer. Essa é a primeira vez que a iniciativa será realizada em uma cidade da América do Sul, sendo considerado um evento importante para a cidade de São Paulo, informa o executivo do Banco BMG, Marcio Alaor.

Antes de voltarem para a Suécia, os monarcas europeus também irão visitar o Centro de Projetos e Desenvolvimento feito para os caças modelo Gripen, que fica na cidade de Gavião Peixoto. O presidente Michel Temer também irá oferecer um almoço especial em Brasília para homenagear o rei Carl Gustaf XVI em sua estadia no Brasil, reporta Marcio Alaor, executivo do Banco BMG.