Jornal ZH de Duda Melzer concorre ao Prêmio INMA

O jornal ZH foi escolhido entre os finalistas da premiação International News Media Association (INMA) pelo terceiro ano seguido. Esse ano, o jornal, que pertence ao Grupo RBS de Duda Melzer, está concorrendo na categoria de “Melhor Uso das Redes Sociais”. Ao todo, foram mais de 100 finalistas selecionados de vários países distintos, os quais estão concorrendo em cerca de 20 categorias, tanto para empresas de alcance nacional, como também as de porte regional. Os vencedores do INMA serão conhecidos no final de maio, durante o Global Media Awards Dinner, sediado em Nova York.

No ano passado, o Zero Hora obteve grande destaque no que diz respeito ao engajamento com o público através das redes, de acordo com dados divulgados pelo índice Torabit, que estuda as interações feitas pelas páginas dos grandes jornais do país nas redes sociais de grande acesso como o Twitter, Instagram e Facebook. Um dos fatores essenciais para esse grande engajamento do ZH na web foi o número de seguidores do jornal, que tem aumentado constantemente.

Em janeiro de 2017, o Zero Hora, de Duda Melzer, já possuía mais de 2 milhões de curtidas no Facebook, um crescimento de 16,5% caso comparado ao ano de 2016. No Twitter, esse crescimento foi ainda mais substancial, sendo superior a 50% em relação ao ano de 2015. Já no Instagram, por sua vez, o jornal teve mais de 3 milhões de likes em suas fotos e vídeos publicados no decorrer do ano.

Uma série de mudanças foram adotadas para melhorar o engajamento do ZH nas redes sociais, as quais demonstraram terem sido positivas devido a esse impacto positivo no número total de acessos ao website do jornal. O fluxo de acessos feitos a partir de links publicados no Facebook aumentou mais de 80% quando comparado a 2015. Com isso, a estimativa é de que as redes sociais tenham sido responsáveis por gerar aproximadamente 25% dos acessos ao site em 2016, o que significa cerca de 70 milhões de acessos.

Sabrina Passos, gerente do setor digital do Zero Hora, de Duda Melzer, declarou que 2016 foi um período de muito trabalho para toda a equipe do jornal, que se esforçou para garantir esses resultados positivos nas plataformas digitais e nas redes sociais do veículo. Para alcançar esses resultados, o jornal investiu em parcerias com o Twitter e na produção de videos ao vivo no Facebook, além de estar sempre tentando entender o comportamento e as preferências dos seus seguidores para continuar fornecendo conteúdos interessantes e atrativos.

A gerente também ressaltou que o Zero Hora vem seguindo a política de investimento digital defendida por Duda Melzer, pelo fato dessas mídias possuírem uma grande relevância estratégica. Tudo isso contribuiu diretamente para a indicação ao International News Media Association (INMA), um feito exclusivo para os maiores veículos de comunicação do planeta.

Nessa 87ª edição do INMA, os concorrentes do Zero Hora, de Duda Melzer, na categoria que o jornal está disputando são a plataforma online Brilio.net, da Indonésia, e o jornal australiano NewsLocal.