Já está no ar a terceira fase da campanha de lançamento do Kwid da Renault – A criação é da Neogama, agência de Alexandre Gama

Ainda este ano, a Renault deve lançar o seu novo compacto, o carro Kwid. Mas o que já está correndo pelos canais digitais e redes sociais é a campanha de lançamento do modelo, criada pela Neogama – uma das 20 maiores agências de publicidade do Brasil, fundada pelo publicitário e empresário brasileiro Alexandre Gama, atualmente CEO da empresa.

Questionamentos do segmento de automóveis compactos, a dificuldade de pronúncia do nome “Kwid”, os features do novo carro, e a pré-venda do modelo são os temas de cada uma das quatro etapas em que foi dividida a peça publicitária – que tem duração de quatro meses. “Renault Kwid. O SUV dos compactos” é o conceito utilizado.

“Desde que fomos apresentados ao Kwid, entendemos que o carro vem para mudar a percepção que o consumidor tem do segmento de compactos. Por isso, antes de mais nada, posicionamos o Kwid de forma que o descolasse de toda a categoria. Daí surgiu ‘O SUV dos compactos’, conceito que norteou uma campanha ampla e subdividida em quatro diferentes fases, somando mais de 15 filmes digitais ao longo de quatro meses. Tudo com bom-humor, simplicidade e protagonismo para o Kwid como marca registrada”, conta o Diretor de Criação da Neogama, Fabio Mozeli.

Os filmes sobre o segmento de carros compactos, que, em abril, abriram a campanha que tem como Diretor Geral de Criação o CEO Alexandre Gama, trazem depoimentos reais de consumidores que destacam insatisfações com modelos dessa categoria – como o pouco espaço interno, o porta-malas pequeno e a baixa tecnologia.

Na segunda etapa, os filmes exploraram, com bom-humor, o nome pouco comum do carro. A dificuldade de se pronunciar Kwid é comparada às formas equivocadas com que muitos brasileiros pronunciam palavras do cotidiano – como por exemplo, “mortandela”, “asterístico”, “dible” e “pírula”.

Os dois novos filmes que estão no ar dão início à terceira fase da peça publicitária que, agora, já apresenta o automóvel como protagonista. Essa etapa é composta por oito comerciais e, novamente, com bom-humor, cada filme retrata um diferencial específico do modelo. Os temas desses dois primeiros vídeos dessa fase são o espaço interno e a altura livre do solo.

A quarta e última fase do pré-lançamento do Renault Kwid trata-se da pré-venda do modelo – que contará também com uma grande ação comandada por influenciadores digitais, durante o Salão do Automóvel de Buenos Aires, na Argentina.

Alexandre Gama e a Neogama

O publicitário fundou a Neogama em 1999 e ela configurou-se na agência que mais cresceu no Brasil em seus três primeiros anos de existência. Além disso, o empreendimento de Alexandre Gama foi o primeiro da categoria, no Brasil, a ganhar um Leão no Festival de Cannes ainda em seu primeiro ano de vida.

A Neogama associou-se à BBH, agência de Londres, em 2002, passando a se chamar Neogama/BBH. No mesmo ano, a empresa foi eleita à Agência do Ano pelo jornal Meio e Mensagem – tornando-se a mais jovem agência a vencer o Prêmio Caboré até então. Um ano depois, em 2003, foi a primeira brasileira a ganhar dois Leões de Ouro em Cannes em um mesmo ano, nas duas principais categorias do Festival: Press e Filme.

Em 2012, a rede BBH e a Neogama foram adquiridas pelo Publicis Groupe. Recentemente, em 2016, Alexandre Gama e a Neogama desligaram-se da rede BBH e o publicitário passou a se dedicar integralmente à operação da agência no Brasil, que voltou a se chamar apenas Neogama.