No final da última quarta-feira (12), o ministro Gilberto Kassab informou que a internet banda larga vai ser limitada ainda em 2017. Porém para a nossa alegria o presidente da Anatel (Juarez Quadros), diz que a internet banda larga continuará não havendo limites.

Kassab informou ao site Telesíntese ter entendido a informação de maneira errada, sendo assim a internet continuará da mesma forma sem limite de franquia.

Vou explicar como funciona a internet de forma limitada e ilimitada:

Internet limitada da seguinte forma: Os clientes pagam uma mensalidade fixa para usar a internet à vontade, com a velocidade que o cliente achar melhor para usufruir e também pagar. Assim os clientes usam uma internet limitada, podendo utilizar da forma que preferir sem redução de franquia.

Internet ilimitada da seguinte forma: Do mesmo modo que a internet móvel, o cliente pagará pela internet porém quando a acabar o plano (franquia) será reduzida sua internet e depois da redução, você terá a opção de pagar uma taxa extra para aumentar a franquia da internet.

Mas depois que acabar novamente sua franquia, você ficará sem acesso a internet.

Dessa forma iria atrapalhar e muito a vida daqueles que utilizam muito a internet, principalmente com muitas pessoas que dividem a mesma internet.

Limitar à internet é um retrocesso enorme, ainda mais que é um dos meios de comunicação mais utilizado pela sociedade. Hoje em dia, a internet se tornou até mais informativo que a própria televisão, rádio e jornais.

As pessoas estão muito mais conectadas no mundo virtual, com o limite de internet banda larga prejudicaria a grande maioria da população, as empresas que utilizam a internet como ferramenta de trabalho, as pessoas que trabalham em casa; seria uma medida complicada para a sociedade.

Podemos ficar felizes que no momento a internet não será limitada.

A Vivo informou que se haver limite de franquia da internet banda larga, somente os novos clientes que terá nova regra de limite de franquia, os clientes antigos continuaram usufruindo da sua internet sem interrompimento.

Ex: • Vivo Fibra 15 Mbps: franquia de 120 GB;

  • Vivo Fibra 25 Mbps: franquia de 130 GB;
  • Vivo Fibra 50 Mbps: franquia de 170 GB;
  • Vivo Fibra 100 Mbps: franquia de 220 GB;
  • Vivo Fibra 200 Mbps: franquia de 270 GB;

A Net/ Claro sempre utilizaram de franquia de internet banda larga, então não mudaria em nada.

Ex:

  • Net Virtual 2 Mbps: franquia de 30 GB;
  • Net Virtual 15 Mbps: franquia de 80 GB;
  • Net Virtual 30 Mbps: franquia de 100 GB;
  • Net Virtual 60 Mbps: franquia de 150 GB;
  • Net Virtual 120 Mbps: franquia de 200 GB;

Já operadora Tim, é a única que não seguiria esse modelo de cobrança, segundo a Tim não prevê mudanças em seus planos.

”As empresas podem optar pelos modelos de negócio que julgarem mais adequado.”

Os órgãos de defesa do consumidor começam a agir, já tem petições na internet para a população poder assinar o abaixo assinado contra a franquia de internet banda larga.

 

saiba mais