Eduardo Sirotsky Melzer recebe destaque de consultoria internacional

Eduardo Sirotsky Melzer acaba de receber mais uma honraria em reconhecimento a seu desempenho à frente do Grupo RBS.

Trata-se da inclusão de seu nome em lista divulgada pelo Cambridge Institute for Family Enterprise, que o coloca entre os principais empreendedores no comando de negócios familiares ao redor do planeta. Na verdade, esta é a terceira vez ´consecutiva que os selecionadores concedem a distinção ao jovem executivo brasileiro.

O ranking é divulgado anualmente pelo Cambridge Family Enterprise Group, uma organização internacional fundada em 1989, dedicada à prestação de consultoria especializada na orientação de famílias empreendedoras.

O processo de identificação dos executivos que se destacam é capitaneado pelo Professor Doutor John Davis, da Harvard Business School, fundador e atual presidente do Conselho Administrativo do Cambridge Family Enterprise Group. Com vida profissional dedicada ao tema, tornou-se um dos consultores mais requisitados mundialmente para orientar negócios de base familiar. É ele que, respaldado pela autoridade que alcançou no tema, conduz a equipe de especialistas responsáveis pela definição dos escolhidos da lista em que Eduardo Sirotsky Melzer foi incluído.

Entre os critérios observados pelos selecionadores para chegar à composição final da relação de executivos estão aspectos como o pioneirismo demonstrado pelos potenciais integrantes do grupo, o nível de excelência demonstrado na condução dos negócios e a relevância de suas ações para a comunidade de que fazem parte.

Fica claro que os escolhidos formam um conjunto de executivos que têm em comum a convicção de que seus negócios seriam de pouco valor se fossem tratados como fins em si mesmos. Para eles, a maior riqueza que geram por meio de seu trabalho está na possibilidade de tornar a sociedade melhor.

Os componentes da lista também possuem em comum o fato de serem todos herdeiros, um grupo de pessoas nem sempre bem visto pela sociedade. Frequentemente são apontados como afortunados nascidos em berço de ouro e não merecedores do destaque que recebem.

Mero preconceito que o esforço feito pelo Cambridge Family Enterprise Group pretende que seja superado. Eduardo Sirotsky Melzer, por exemplo, começou a trabalhar por conta própria ainda na década de noventa, quando contava pouco mais de vinte anos. Iniciou sua carreira no Brasil, atuando no mercado financeiro e de franchising, chegando ao posto de franqueador master da multinacional Sweet Sweet Way. Participou ainda de projetos da consultoria Booz Allen & Hamilton. Nos Estados Unidos, foi analista sênior da Delphi Corporation e diretor-geral da Box Top Media, empresa de mídia não tradicional, localizada em Nova York. Apenas em 2004, já com trinta e dois anos, iniciou suas atividades como parte do quadro efetivo do Grupo RBS.

Assim como fez profissionalmente, atual presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer preparou-se do ponto de vista acadêmico. Graduou-se em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e obteve o grau de Master in Business Administration – MBA na Harvard Business School.

Em suas contas nas redes sociais, Eduardo Sirotsky Melzer se disse honrado com a nomeação, parabenizou os demais indicados e agradeceu especialmente ao Professor Doutor John Davis pelo reconhecimento.