Confira dicas para fazer pós-graduação no exterior

estudar exterior

O mercado de trabalho é muito exigente. Alguns anos atrás o Ensino Médio era a porta de entrada para o primeiro emprego. Nem a faculdade é suficiente mais. Atualmente é pré-requisito uma boa formação acadêmica e fluência em idiomas. Com isso, jovens recém-formados encontram dificuldades em conseguir vagas para sua área de atuação. Uma das soluções encontradas para muitos universitários é o estudo no exterior com uma pós-graduação. Além de vivenciar uma nova cultura, conhecer pessoas e lugares e ainda turbinar o currículo é uma das relevâncias da experiência internacional. A primeira questão ponderada é o planejamento. Preparar com antecedência a sua viagem é a orientação mais importante. Confira mais dicas para realizar seus estudos no exterior!

Formação acadêmica

Na universidade encontramos inúmeras oportunidades para além das disciplinas do curso. Independente da modalidade, presencial ou à distância, pública ou privada, fazer um curso superior abre portas. Por isso, aproveite ao máximo a vida na Universidade! No início de carreira a sua formação durante a faculdade, os cursos, os trabalhos feitos vão fazer muita diferença no processos seletivos. Explore todos os recursos que a universidade oferece, não fique preso a sua grade curricular e tente pegar matérias de outros cursos. Seja um bom aluno e amigo dos seus professores. No futuro, você pode se beneficiar de todas amizades feitas na graduação.

Cursos extracurriculares

Hoje, apenas uma boa formação acadêmica não é o bastante. Existem muitos cursos disponíveis na Universidade em outras áreas. Por exemplo, veja se o curso de Administração disponibiliza algo na área de empreendedorismo, os cursos de licenciatura nas próprias áreas, matemática, português e biologia. E não podemos esquecer dos cursos de idiomas. São eles que vão ajudar você, caro leitor, a conquistar o sonho de estudar no exterior. Ter um domínio intermediário da língua é pré-requisito para muitos programas de pós-graduação no exterior. Um curso de idiomas além de agregar valor ao seu currículo, oferece a oportunidade de aproveitar uma seleção de intercâmbio. Então, descubra se a sua faculdade proporciona aulas de línguas e aproveite!

Aceite o “não” e persista

Conseguir uma oportunidade de pós-graduação no exterior não é fácil. Existe muita concorrência e pouquíssimas vagas. Por isso, persistir é muito importante. Um “não” agora não desqualifica você para tentar mais uma vez. E quem sabe se aquele momento é o seu, não é mesmo? Por isso, tenha resiliência para aprender com o processo e tentar sempre mais uma vez. Boa sorte!