Cientistas destrincham o funcionamento do relógio biológico

Resultado de imagem para relógio biológico

Existe um ciclo de atividades que o organismo dos seres vivos usa para calcular o ritmo biológico do corpo humano. Esse ciclo se repete a cada 24 horas realizando as mesmas atividades com rigor e assiduidade. Todos conhecem isso como relógio biológico. Cientistas da Universidade de Stanford trabalham para decifrar esses ciclos intrincados e com isso aprender a cronometrar o corpo das pessoas, e dessa forma se antecipar aos problemas do corpo.

Recentemente um trabalho foi divulgado na revista Science immunology informou ter conseguido entender o relógio biológico de uma mulher grávida. Essa descoberta pode ser importante para o desenvolvimento de métodos que previnem os partos prematuros.

Os cientistas já compreenderam os genes que regem esses processos cíclicos. Eles já conseguem entender porque algumas pessoas possuem hábitos diurnos e outras funcionam melhor à noite. Eles explicaram que o ambiente é o fator mais importante para definir os horários de sono. As pessoas reagem de forma diferente porque elas acostumam o seu corpo a ciclos diferentes.

O mais comum é que a luz do dia tenha um efeito despertador nas pessoas e a noite o efeito inverso. No entanto, algumas pessoas alteram os seus hábitos, de modo que ficam em alerta a noite e tenham sono com o raiar do sol. Mudar hábitos leva certo tempo, pois o relógio biológico precisa ser readaptado, no período de transição ele pode ficar dessincronizado.

Para obter uma vida saudável é importante que o relógio biológico seja respeitado. As pessoas devem obedecer ao momento de descanso, assim como ficar pelo menos um dia na semana sem trabalhar. Não é a toa que foi convencionado o domingo como o dia do repouso, dia que até mesmo o comércio não funciona.

Uma pessoa sem uma rotina bem definida pode causar stress ao próprio corpo ao longo do tempo. Isso pode ter efeitos colaterais sérios.

Algumas pesquisas já comprovam a existência de outro ciclo além do que ocorre a cada 24 horas. O corpo humano também é regido por um ciclo semanal, nomeado de ciclo septadiano. É por causa disso que existe a necessidade de descansar um dia por semana.