A produção de mandioca no país vem trazendo rendimento extra ao produtor

Eleita como o alimento do século 21 pela Organização das Nações Unidas, a mandioca é uma raiz bem conhecida pelos brasileiros. Seu cultivo está presente em mais de 100 países, e é o principal alimento para 800 milhões de pessoas que enfrentam a fome e a seca. No Brasil, ela é cultivada em todos os estados, sendo o país, o 4º maior produtor no mundo.

Em 2016, a produção de mandioca totalizou 276 milhões de toneladas. Em 1991 o país era líder na produção, sendo ultrapassado pela Nigéria, que atualmente contabiliza 54 milhões de toneladas de mandioca produzida por ano. Atualmente a produção no Brasil é de 23 milhões de toneladas em 1,55 milhão de hectares.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, o estado do Pará é atualmente o maior produtor no país, com previsão de 5 milhões de toneladas para esse ano.

Em 2004, foi instalada a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados entrando oficialmente para a agenda do governo. São 31 órgãos e entidades com ligação ao setor, que possui um papel importante na identificação de oportunidades no desenvolvimento da produção da mandioca.

O presidente da Câmara Setorial, Osvaldo Zanqueta, explica que cada vez mais o Brasil se empenha na profissionalização do cultivo da mandioca, e o país vem investindo em pesquisas no campo, na indústria e em tecnologias com as máquinas as mais modernas do mundo.

A produção de mandioca no Brasil, tende a melhorar cada vez mais, com a colaboração de pesquisas de melhoramento genético, realizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Essas pesquisas irão colaborar na produção de mais variedades com um teor nutritivo em diferentes regiões do país.

Em 2016, o Programa de Melhoramento Genético da Mandioca da Embrapa em Cerrados no DF, criou a mandioca rica em carotenoides, uma pigmentação amarelada conhecida pelos antioxidantes e por combater doenças do envelhecimento.

Os brasileiros são o 4º maior produtor da mandioca, sendo o estado do Pará o primeiro, em seguida o Paraná, Bahia, Maranhão e São Paulo.

No Mundo o primeiro lugar é a Nigéria, seguido da Indonésia, Tailândia e Brasil.