A importância dos filmes para as campanhas publicitárias, por Alexandre Gama

Com o aprimoramento e a expansão dos meios digitais, há no mercado da publicidade a discussão acerca do futuro do emprego de filmes nas campanhas. Para o empresário Alexandre Gama, fundador da agência Neogama, o formato ainda deverá ser largamente utilizado, uma vez que as pessoas apreciam que lhes contem histórias. Segundo ele, o consumidor não sente a necessidade de interagir a todo momento com o que é exposto, estando aberto aos trabalhos que lhe permita a condição de espectador.

Alexandre Gama acredita em um cenário onde diversos tipos de mídias se complementem, refutando a ideia de que haverá qualquer tipo de substituição no que se refere aos filmes. O publicitário aponta para a atual situação do segmento da publicidade e enfatiza que o formato possui grande importância para que vários tipos de trabalho sejam realizados com sucesso. O empresário é conhecido pela larga experiência que possui, sobretudo internacionalmente, onde já esteve à frente de grandes agências e organizações, como a BBH, de origem inglesa, além de ser o único cidadão brasileiro a integrar o Global Creative Board do Publicis Groupe.

Atento às constantes inovações tecnológicas, Alexandre Gama mostra-se aberto ao aprimoramento da publicidade. Embora acredite que os filmes tenham grande poder nas campanhas, ele não dispensa a utilização de outras formas de mídia. De acordo com suas convicções, o empresário é defensor de um modo de trabalho onde o que é novo aprimore o que for considerado tradicional, aumentando as possibilidades de alcance do público. Ele ainda acrescentou que é preciso haver um comportamento voltado à superação de tudo o que for proposto a ser feito.

O empresário mostra-se, contudo, firme quanto ao posicionamento frente aos modos existentes de produção. Ele é avesso a classificar os trabalhos de acordo com seu caráter digital. Para o publicitário, o que deve ser transmitido ao público não sofrerá modificações, apenas alguns ajustes. Conforme acredita, a internet continuará contribuindo para aumentar a dimensão das campanhas ao longo dos anos, constituindo um importante meio para as agências de todas as modalidades, pois trata-se de algo fundamental para vários tipos de produções.

Além de empresário, Alexandre Gama ocupou a posição de jurado do Festival de Publicidade de Cannes, onde pôde conferir a qualidade de diversos trabalhos realizados em todo o mundo. A performance do Brasil, no entanto, ainda deve ser melhorada, já que quando elaborados almejam um resultado imediato. Segundo o publicitário, é imprescindível que se tenha uma postura de colher os benefícios em um período de tempo maior, da mesma forma como ocorre em outras culturas.

Diversos critérios são analisados para que um trabalho se consagre vencedor em alguma categoria do festival. Conhecido como “Leão de Ouro”, o troféu é entregue aos profissionais que passarem pelo crivo dos jurados. Alexandre Gama destaca que a parte técnica é minuciosamente avaliada, mas a criatividade costuma ser determinante para que uma produção se destaque perante as demais e vença a disputa. Ele ainda ressalta que é preciso de fato que haja uma grande superação de ideias, constituindo algo surpreendente aos olhos dos exigentes avaliadores.