4 fatores que provocam o envelhecimento da pele

4 fatores que provocam o envelhecimento da pele

 

Segundo os especialistas, o processo de envelhecimento precoce da pele pode estar sendo cada vez mais acelerado devido a influência de elementos que estão presentes em nosso dia a dia. A seguir, saiba quais são esses fatores que prejudicam a pele e entenda como eles atuam.

– Luz visível ou azul

A luz visível é nada menos que a radiação emitida pelas lâmpadas artificiais e a tela dos celulares, tablets e computadores. Segundo um estudo desenvolvido pela revista científica Photochemistry and Photobiology,  a radiação UVA,  proveniente do sol, é responsável por cerca de 67% dos radicais livres do organismo, enquanto a luz visível já é a responsável pelos outros 33%. Entre os danos provocados por esses radicais livres estão o aparecimento de manchas na pele, causadas pela hiperpigmentação.

  Falta de sono

Noites mal dormidas ou com horas insuficientes de sono também provocam um dano substancial a pele, tendo em vista que elas comprometem seriamente o processo de regeneração das células, o qual ocorre durante a noite. A falta de sono ainda acaba gerando o aumento da liberação do hormônio cortisol, que resulta na perda do colágeno, um dos principais responsáveis pela sustentação e boa aparência da pele.

– Poluição

Recentemente, diversas pesquisas e estudos estão sendo feitos para comprovar o grau de ameaça presente nas toxinas do ar para a pele. O maior problema dessas toxinas, oriundas especialmente da fumaça das fábricas e dos automóveis, é que elas aderem a pele, prejudicando a sua boa oxigenação. Isso acaba provocando o retardamento do metabolismo celular e a perda do colágeno, tornando a pele menos viçosa e mais seca, além de aumentar os ricos de alergias e coceiras na região.

– Má alimentação

A prática contínua de maus hábitos alimentares, além de causar problemas de saúde, também podem causar inflamações na pele. Entre as maiores ameaças, é possível citar os alimentados que possuem muitos aditivos, os processados e aqueles com muito açúcar na composição. O consumo me excesso desse tipo de comida faz com que as fibras de sustentação da pele sejam danificadas, aumentando as chances de surgirem rugas precocemente.